Alburitel…por tão pouco…

18-11-2012 00:03

Teve lugar no passado dia 18 o primeiro Raid de Alburitel.

 

Como se sabia, e pela chuva que tinha caído nos dias anteriores, seria mais um belo banho de cor acastanhada que máquinas e atletas iriam levar.

Estiveram presentes cerca de 100 atletas divididos pelas distâncias de passeio (30km) e Raid (50km).

 

A organização esteve muito bem e presenteou os participantes com um evento de qualidade e bem organizado. Parecem ter tido em consideração bastantes aspetos, como pequeno almoço, bikes para aquecimento, bons reforços, boas marcações, bons balneários com banhos bem quentes etc. Para eles o meu muito obrigado.

 

A prestação

Esta prova surgiu assim um pouco sem preparação e ponderação. Fui convidado por uns amigos e em boa hora aceitei o convite. Reuni alguma malta e lá fomos à aventura. Fui acompanhado pelos amigos João Gomes, Eduardo Gomes, João Vasco Ribeiro e Ricardo Santos que acabaria por ganhar a classe dele sem se aperceber disso.

Além destes encontrei muitos outros amigos, o que fez deste evento aquilo que mais aprecio no BTT, o convívio e a competição saudável.

Em relação ao que consegui fazer…. ou não fazer…..

Fiquei com um sabor agridoce desta vez.

Arranquei à morte sem pensar muito bem nos 1200m de desnível acumulado que iria ter de ultrapassar.

 

 Fui para a frente nos quilómetros iniciais na companhia do atleta Gualdino Frois. Infelizmente, acabámos por nos perder uns km mais adiante, perdendo assim algumas posições. O esforço inicial foi, assim, mais longo que o normal pois tivemos que ir atrás do prejuízo.

Por estranho que pareça, também os atletas que rodavam na frente se enganaram e quando dei por mim já estava novamente na segunda posição. Tinha a partir deste momento tudo para ter um dia maravilhoso. Mas, infelizmente, isso não aconteceu. Fui alcançado logo a seguir à maior subida do percurso (km 30 +-) e continuei, meio desconcentrado no terceiro posto. Nunca mais me lembrei de comer nem de gerir… e o esforço inicial acabou por se pagar caro.

Faltavam cerca de 2 km para o final quando me apercebi da presença de outro atleta. Nesta fase, o percurso já era comum para as duas distâncias, tendo que ultrapassar atletas dos 30km.

Dei tudo o que tinha, e, já mesmo perto do final tive de desmontar por terem parado à minha frente numa subida. Com isto, um músculo da coxa “agarrou” e fui ultrapassado. Já não tive mais cartas para lançar e acabei na quarta posição….a tão alegre medalha de cartão.

Mas ok. Acho que apesar de tudo o saldo até foi positivo…..tirando o facto de ter partido um pedal…e mais ainda não lavei a bike como deve ser..espero que seja só.

 

Resta-me voltar a trabalhar assim que recuperar e treinar mais. Esta foi a última prova deste ano e agora “o racing mode” é desligado. Quero apenas umas voltinhas e divertir-me com o pessoal.

Obrigado ao Palco da Aventura pelo apoio e ao Pedro por pôr esta máquina enferrujada a trabalhar.

Um pedido de desculpa para a esposa por chegar tarde a casa. Love ya!

Ficam as classificações oficiais:

 classificacoes.pdf (230,7 kB)